quarta-feira, 23 de julho de 2008

ESPAÇO DO COMENDADOR - CONDE THIAGO DE MENEZES

Essa semana o espaço será dedicado ao nosso Ilustríssimo Conde, o Jornalista Thiago de Menezes, Comendador da Soberana Ordem do Mérito Empreendedor JK e Presidenta da Falasp - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo. Conheça um pouco mais sobre a história do nosso Conde:

Escritor com 26 livros publicados, destacando-se “Celly Campello – A Rainha dos Anos Dourados”, lançamento da Scortecci Editora na 13º Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, Poeta e Jornalista (formado pela P.U.C. – Turma Caco Barcellos, cujo paraninfo de formatura foi Alberto Dinnes). Técnico em Turismo e Hotelaria e Guia de Turismo credenciado pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro do Turismo (Órgão do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Diretor de Cultura do "Conselho Municipal de Turismo de Itapira" - COMTUR (Itapira, SP), desde 2001.

Atual presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo e Grão Mestre de todas as Ordens Honoríficas do sodalício acadêmico. Presidente da “Academia Itapirense de Letras e Artes” (Itapira, SP), da “Academia de Letras da Mantiqueira” (do Circuito das Águas, SP) e da Delegacia da FALASP em Alagoas “Bandeirante Domingos Jorge Velho” (Maceió, AL). Criador e curador da Pinacoteca "Cláudio Emílio Tozzi" de Águas de Lindóia, SP. Honoris Causa da "Academia Brasileira de Belas Artes" (Órgão Consultivo do Governo Federal), “Sócio Benemérito” da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (fundada em 1944) e membro da Ordem do Mérito das Belas Artes.

Membro Correspondente da "Academia Carioca de Letras" (Órgão Consultivo do Governo Estadual) e da “Academia Brasileira de Literatura”, Honorário das Academias “Nacional de Letras e Artes – ANLA” e “Pan-Americana de Letras e Artes – APALA”. Na França é membro de Honra, desde 1993, da "Société Académique Des Arts Libéraux de Paris" (La Varenne - St. Hilaire) e em Portugal da “Academia Antero de Quental”, de Lisboa.

Recebeu o Título nobiliárquico de CONDE em 1996. Comendador, entre outros da “Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores” (da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), da “Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém” e da “Ordem do Mérito Cívico e Cultural", oficializada pelo Governo Federal do Brasil, outorgada pela "Sociedade Brasileira de Heráldica". Outorgado por S. A. S. o Príncipe Alfonso III, do Principado de Andorra, no grau de Caballero Comendador, recebeu o COLLAR DE PIEDRA DE BORINQUEN; Sendo ainda, Sócio Ordinário da Associazione Insigniti Onorifcenze Cavalleresche - Itália e Sócio Ordinário da Associazione Nazionale Bersaglieri – Itália.

Em 2008 recebeu os Troféus GAROA DE OURO e o Oscar dos Melhores de São Paulo (Associação dos Profissionais de Imprensa), tendo, ainda, recebido o Premio “Personalidade Brasil Uruguai”, em solenidade da Academia Latino-Americana de Arte, no CONRAD em Punta Del Este.

www.thiagomenezes.blogger.com.br

Saiba mais sobre a Falasp :
A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO - FALASP, instituição sem fins lucrativos, fundada pelo poeta e jornalista paulista, Conde Thiago de Menezes, em 12 de março de 2004, com tempo ilimitado de duração, tem por finalidade supervisionar, coordenar, fiscalizar e estimular a atividade das entidades acadêmicas e centros de alta cultura sediados no Estado de São Paulo que a integram, com observância das normas e disposições emanadas das leis federais, estaduais e municipais, bem como da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, antiga FALB, fundada no Rio de Janeiro em 1936. A FALASP tem foro na Estância de Águas de Lindóia, escolhida que foi em dezembro de 2003, durante encontro de Academias de Letras e instituições similares ocorridos no Hotel Fazenda Vanguarda, na divisa da Estância de Amparo com Itapira. Entretanto, tem representantes em diversas partes do Estado e Delegacias Estaduais e Regionais. A Ordem do Mérito da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP, carro chefe da entidade, tem por finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura e à Educação. As "Ordens Honoríficas" da FALASP são detentoras de acervos medalhísticos diferenciados e inerentes, cujas principais condecorações são cadastradas pelo Exercito Brasileiro e outras oficializadas por instâncias governamentais no Brasil, e ou reconhecidas no exterior. Essas láureas, foram instituídas e em seus graus condecorativos são outorgadas criteriosamente, reconhecendo méritos comprovados de cidadãos e Instituições, em âmbito mundial.

Conde Thiago de Menezes – Comendador Grão Colar, Presidente e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico. Escritor e Jornalista. Colunista dos Jornais “CIDADE DE ITAPIRA” e “Gazeta Itapirense”. Contatos: thiagorfmenezes@yahoo.com.br

Nenhum comentário: